segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Aprendendo outro idioma.













Primeiro post de Fevereiro, e hoje vim inspirar e dar algumas dicas para você leitor que colocou na sua lista de metas aprender algum idioma este ano. Okay, essa matéria deveria ter sido postada no começo de Janeiro, mas eu sempre digo: "Nunca é tarde para começar".
Existe muitos outros motivos que envolve aprender outro idioma além de entrar no mercado de trabalho, saber a tradução das músicas do seu cantor preferido, assistir sua série sem se preocupar em ficar lendo as legendas, ler aquele blog/site internacional sem precisar ativar a barrinha do Google Tradutor, fazer um intercâmbio, dentre muitos outros motivos para entrar de cabeça no aprendizado. Vamos para as dicas.

1. Tenha motivação.

Não adianta você começar e parar no meio do caminho, tenha a motivação de todo dia aprender algo que envolva o idioma escolhido. Tenha em mente que somente começar não adianta, é preciso continuar. Saiba o por quer de começar a querer aprender um idioma agora desconhecido. Assim é capaz de não desistir quando você achar que esta ficando "difícil".

2. Seja persistente.

Nesse texto que postei no blog "Qual e o seu objetivo" coloquei que deixar ele somente escrito no papel não adianta nada, você tem que em busca de realiza - ló. Pode chegar um momento que você vai achar que não consegue aprender a falar uma palavra, ou não entende o significado de uma música. Mas em tudo, em todos os objetivos você tem que ser persistente, e não desistir por causa de algo pequeno.

3. Pratique.

Como citado acima, "todo dia aprenda algo". Pratique, pelo menos 30 minutos por dia. Meia hora ainda é pouco, mas é necessário e assim não ficando cansativo.

4. Inclua o idioma no seu dia a dia.

Essa parte pode ser a mais difícil, até por que você esta em um país onde falam somente o idioma nativo. Mas não é, pense no idioma escolhido, desde o começo do seu dia. Coloque seu smartphone ou tablet na língua, escreva na sua agenda, anote palavras que você não sabe e traduza, aperte a tecla SAP da sua televisão, veja vídeos no You Tube, acompanhe blogueiras gringas. Isso ajudara muito na imersão do idioma.

5. Se divirta.

Não tenha como obrigação aprender todo dia aquelas regras de gramaticais, tente falar mesmo que saia enrolado (e engraçado). Converse consigo mesmo, cante em alta voz, tente escrever um poema ou um parágrafo, faça listas. O que é de fato, é que você escolha e ache algo que te faça feliz no aprendizado do idioma. Não tenha o aprender como obrigação mas sim como diversão.

6. Leia, fale, escute, assista, escreva, pense, sonhe, viva no idioma.

A última dica como podem ver no subtítulo, te mostra que o importante é (tentar) viver no idioma que você escolheu. Não se esqueça de ter motivação, persistência, de praticar, e de se divertir. Mas não se esqueça da gramática, deixe ela para um ou dois dias na semana. Faça por amor.

Esse post ficou grande? Acho que não ;). Eu só gostaria de dizer que não sou profissional nem nada disso, (sou somente uma adolescente, que gosta de compartilhar ideias com outras pessoas).

Se você quiser dar alguma outra dica sobre o assunto, ou/e falar qual idioma você gostaria de aprender (ou esta aprendendo), e se esse post foi de alguma ajuda (ou inspiração) ficarei muito feliz de ler os comentários :).









16 comentários:

  1. Gostei das dicas. Eu faço curso de inglês, e graças a minha persistência e treinamento, hoje já falo quase fluentemente com apenas 2 anos de curso.Já tou em condições de fazer intercambio. Sei espanhol e um pouco de francês, mas não pense que sai por ai fazendo curso de um monte de lingua, essas duas aprendi por vontade propria, atravez de musicas, livros e etc.É questão de motivação e vontade. não adianta fazer por fazer. Tem que fazer por querer. Adorei o post. :*
    Beijuu!
    Girls Things >(^⁻^)<

    ResponderExcluir
  2. Muito legal suas conquistas, isso é exemplo :D. Um dia quero ser poliglota, heheheh, mas tem que ter dedicação mesmo.
    Obrigada.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante das dicas, sempre quis fazer um curso de inglês ou outra coisa, na minha escola tem aula de inglês, mas acho que não consegui aprender nada.E acho que irei tentar aprender pelo computador mesmo, tem vários cursinhos, e posso conseguir até de graça.A parte de incluir o idioma no dia-a-dia é muito boa, porque podemos praticar isso em vídeos, blogs,e até em músicas c:
    Beijo!

    ||Crazy Cake ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na escola, acho que por ser escola o inglês as vezes fica chato, mas é necessário.
      Começa mesmo :)
      Eu conheci o Duolingo, é um site grátis e ótimo para aprender o inglês!
      Amo vlogs/cantores gringos, heheheh.
      Beijos :*

      Excluir
  4. Amei as dicas! Quero muito aprender inglês e o básico eu já sei, basta somente praticar. Quanto a colocá-lo no dia-a-dia, as músicas me ajudam muito com isso ♥♥♥ Amei o post! Agora fiquei motivada a treinar mais inglês -e quem sabe mais tarde o japonês-

    ~September Rains

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz que o post te motivou :)
      Músicas em inglês são mesmo ótimas, para aprender a pronunciar e a ouvir no idioma.
      Beijos :*

      Excluir
  5. Preciso aprender inglês o mais rapido possível! Já passou da hora @.@ O que me falta é motivação pois tem cursos online e mesmo assim não me interesso huehue Indico o site Livemocha.

    Espero sua visita em meu blog <3
    Estou te seguindo, adorei aqui. Kisses ~~

    http://lugarnenhum.tk/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou um pouco diferente, eu começo mas paro :(
      Encontra algo que te motive, fazer um intercâmbio, alguma coisa. E não desista quando começar.
      Vou da uma olhadinha no Livemocha :)
      Pode esperar minha visita, obrigada
      Beijos :*

      Excluir
  6. São dicas essenciais pra quem quer aprender e manter o foco.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo manter o foco, ter objetivo :)
      Beijos :*

      Excluir
  7. Ótimas dicas, realmente úteis. Eu faço curso de inglês e sei como é realmente complicado. Mas, por exemplo, no meu curso eu percebi que no Book 1 eu já sabia quase tudo que estava no livro, isso por conta de ouvir músicas, assistir séries, ver filmes e outras coisas. Ajudou muito!

    http://c-huvasdenovembro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade nós podemos aprender qualquer idioma com coisas simples do nosso dia a dia.
      Qualquer dia quero começar a fazer um curso, por que ajuda muito também :).
      Fico muito feliz que o post tenha ajudado de alguma forma.
      Beijos :D

      Excluir
  8. Adorei suas dicas! Eu faço curso de inglês e detesto o curso mas amo a lingua! Aprendi quase tudo sozinha e parece que só vou ao curso fazer prova e passar para o próximo nível. Mas para algumas pessoas vejo como é um pouco mais complicado e como você disse tem que ter motivação, persistência e acho que principalmente a pessoa tem que se interessar também né? Não adianta aprender só por aprender! Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade tem que ter interesse mesmo.
      Eu não sei o que é, mas não gosto de fazer provas, heheheh. Mas acho que fazer curso contribui muito com o aprendizado também.
      Beijos :)

      Excluir
  9. "Tomar vergonha na cara e começar a estudar francês" entra na minha lista de metas todo ano, é incrível! kamkdj Confesso que as dicas do post me motivaram, e eu já consegui muitos materiais sobre o idioma, o que, unidos à minha novíssima motivação (conseguida através desse post, diga-se de passagem), com certeza me ajudarão a _finalmente_ tomar vergonha na cara e iniciar os estudos do idioma.

    Não deixem de dar uma passadinha no meu blog <3
    Beijinhos, www.allunar.tk

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito feliz com o seu comentário.
    Acho o francês um idioma muito bonito de se falar (e quero falar a língua também :D). Depois de ler seu comentário todo me deu mais vontade de fazer mais posts assim.
    Obrigada!
    Beijos :*

    ResponderExcluir

Hey, pode deixar seu comentário!
Sua opinião é muito importante para o melhoramento do blog.
Criticas construtivas também são super aceitas.
Obrigada e continue acompanhando, muitas novidades virão :)